quinta-feira, 11 de abril de 2019

      A alunos do 2º ano da turma  Esperança, turno da tarde/professora Fatinha, aprenderam um pouco mais sobre valores. Após lerem sobre o assunto, os alunos conversaram e fizeram uma ilustração sobre o tema.




     Os alunos dos 5º anos,  participaram de uma palestra sobre a DENGUE.
Momento de conscientização e orientação sobre a prevenção e cuidados que devemos ter em relação a  doença.





quarta-feira, 10 de abril de 2019

Nosso aprendizado floresce como nossas flores!!!!!!


      Início do PROJETO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, reunião com os pais e responsáveis para assinatura do termo de compromisso e acompanhamento da frequência dos alunos.
              




       

segunda-feira, 8 de abril de 2019


      Dando continuidade ao projeto que já virou tradição na nossa escola, os alunos do 3º ano Solidariedade/turno da tarde/professora Lourdinha, deram um show na primeira apresentação do ano.  
        Teatro:
       "As coelhinhas que não sabiam obedecer".






quinta-feira, 4 de abril de 2019



             Iniciamos o 1º Trimestre com o o tema  POESIA, todas as turmas realizaram seus trabalhos na Biblioteca do dia 25-3 a 29-3.
                                            





                                       
Projeto: Leituras que encantam


Ø     Alunos atendidos:  Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
Ø     Duração: março a novembro de 2019.

Ø     Justificativa:

        Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades.
        Levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que nos auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos.
        Acreditamos que através desse projeto, estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem, nos livros, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura.

“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo.”
(Ruth Rocha)


Ø     Objetivo Geral:

Ø     Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Ø      Promover o desenvolvimento do vocabulário;
Ø      Diversificar o repertório de leituras;
Ø     Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Ø      Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;


Ø     Desenvolvimento:

        O Projeto foi elaborado com a intenção de auxiliar os professores para projetos futuros a serem realizados pela escola.
               O Projeto acontecerá da seguinte forma: a cada Trimestre será trabalhado um tema ou gênero textual. Será disponibilizado materiais selecionados previamente de acordo com o tema ou gênero textual, para que as professoras possam planejar suas aulas.
       O projeto acontecerá na biblioteca, em sala e onde mais o professor achar interessante. Sendo que, na biblioteca haverá um cronograma para que todas as turmas desenvolvam alguma atividade na biblioteca.
        Tema ou gênero textual escolhido:
        1º Trimestre: Poesia (preparação para o Festival de Declamação);
        2º Trimestre: Folclore (preparação para Auditório);
        3º Trimestre: História em quadrinhos.
        O cronograma com os dias e horários de visita a biblioteca será entregue a cada trimestre.
        O professor tem a liberdade de agendar outros dias para levar sua turma a biblioteca.
         No primeiro trimestre haverá um cronograma de ações a serem cumpridas:
Cronograma do 1º trimestre
22-5
Entrega das poesias selecionadas para supervisão ou direção,
para verificação de uma possível escolha igual.
12-6
Pré-seleção: cada professor deverá enviar três alunos para
 a biblioteca, desses três será escolhido o representante de
cada turma.
De 17-6
a 04-7
Ensaios na biblioteca com Marley (turno da manhã) e Mafalda
(turno da tarde).
05-7
Festival de Declamação


Ø  Avaliação:

             Ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento, através da  observação do envolvimento e  da realização de atividades pelos alunos e professores.

 
        

                                                    Ponte Nova, 02 de abril de 2019.







   

                       Nosso projeto tem uma novidade!
                                                                             
      Todo mês o aluno do turno da manhã que mais pegar obra literária emprestada e frequentar a biblioteca na hora do recreio, será premiado com a medalha "LEITOR DO MÊS".

No mês de Março foi a aluna Aira Victória de Freitas Ladislau da turma Esperança a premiada.

Parabéns!! Você é show!!!!!

                                                                                 
       O 4º ano da professora Tereza, realizou hoje o primeiro debate sobre a obra literária adotada nesse trimestre. A obra escrita por Carmem Gil recebeu o nome de "POR QUE SOMOS DE CORES DIFERENTES?" 
      Chegaram a conclusão que o mundo é mais interessante se for composto por pessoas diferentes.




                  
 
         Os alunos do 2º ano Fraternidade, professora Cristina, estiveram na BIBLIOTECA para assistirem um vídeo sobre a importância da preservação e uso consciente da água.






segunda-feira, 1 de abril de 2019


Mês: março
Destaque: uniforme completo




Turno da Manhã

Turma SOLIDARIEDADE:
* Erick Carvalho da Silva
* Samuel Elias Caetano

Turma AMOR:
* Thayane Lopes da Silva
* Ryan Brum der Araújo da Silva

Turma FRATERNIDADE:
* Nicolly Stephany Almeida da Silva
* Yago Vital de Souza

Turma COOPERAÇÃO:
* Ryan gomes Superbi
* Melissa Victória M. C. J. Aquino

Turma PARTILHA:
* Carlos Eduardo Tadeu Martins Coelho
* Lívia Soares Gonçalves


Turma AMIZADE:
* Ana Laura Justino de Oliveira
* Caio Cardoso Ribeiro

Turma UNIÃO:
* Caique Martins Coelho
* Emanuelle Aparecida Caetano Morgado

Turma RESPEITO:
* Ketani Cristini da Rocha Moreira
* Jhonata de Oliveira Silva

Turma ESPERANÇA:
* Gabriel Barbosa de Souza
* Lavínia Lucena Molina





Turno da Tarde


Turma SOLIDARIEDADE:
* Sophia de Jesus Silva Soares
* Arthur Rio de Azevedo

Turma AMOR:
* Jaqueline Vitória de Souza
* Kauan Gabriel do Rosário de Brito

Turma FRATERNIDADE:
* Maria Luiza Pereira Fernandes da Mata
* Pedro Henrique Isidoro Martins

Turma COOPERAÇÃO:
* Gabriel Arcanjo
* Luisa Gabryelle Gomes Motta

Turma PARTILHA:
* João Marcelo Mayrink
* Sophia C. Gonzaga dos Santos

Turma AMIZADE:
* Ana Júlia Gonçalves Mello
* Júlia Vitória de Oliveira Pereira

Turma UNIÃO:
* Elisa Crystina Valentim Batista
* Gabriel Arcanjo

Turma RESPEITO:
*  Clécio Campi Murta Neto
* Gabriela Gomes V. da Silva

Turma ESPERANÇA:
* Lucas Henrique M. Machado
* Bruna Eliza Assis Teixeira

sexta-feira, 22 de março de 2019

  Os alunos da turma Solidariedade do turno da tarde/professora Lourdinha, escreveram sobre o consumo consciente da água.
            

Extra!!!! Extra!!!

         O projeto JORNAL MURAL DA ESCOLA foi elaborado pelos alunos dos 5º anos com apoio das estagiárias Thaylla Viana e Amanda Rosa do curso de Pedagogia.
     A cada mês uma equipe de alunos dos 5º anos escolhem temas atuais do mundo para serem divulgados no jornal.