quinta-feira, 4 de abril de 2019



                                       
Projeto: Leituras que encantam


Ø     Alunos atendidos:  Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
Ø     Duração: março a novembro de 2019.

Ø     Justificativa:

        Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares, computadores, videogames, TV e principalmente a falta de incentivo têm levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. Notamos indícios como vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades.
        Levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que nos auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos.
        Acreditamos que através desse projeto, estaremos estimulando nossos alunos e alunas a buscarem, nos livros, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura.

“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo.”
(Ruth Rocha)


Ø     Objetivo Geral:

Ø     Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Ø      Promover o desenvolvimento do vocabulário;
Ø      Diversificar o repertório de leituras;
Ø     Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Ø      Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;


Ø     Desenvolvimento:

        O Projeto foi elaborado com a intenção de auxiliar os professores para projetos futuros a serem realizados pela escola.
               O Projeto acontecerá da seguinte forma: a cada Trimestre será trabalhado um tema ou gênero textual. Será disponibilizado materiais selecionados previamente de acordo com o tema ou gênero textual, para que as professoras possam planejar suas aulas.
       O projeto acontecerá na biblioteca, em sala e onde mais o professor achar interessante. Sendo que, na biblioteca haverá um cronograma para que todas as turmas desenvolvam alguma atividade na biblioteca.
        Tema ou gênero textual escolhido:
        1º Trimestre: Poesia (preparação para o Festival de Declamação);
        2º Trimestre: Folclore (preparação para Auditório);
        3º Trimestre: História em quadrinhos.
        O cronograma com os dias e horários de visita a biblioteca será entregue a cada trimestre.
        O professor tem a liberdade de agendar outros dias para levar sua turma a biblioteca.
         No primeiro trimestre haverá um cronograma de ações a serem cumpridas:
Cronograma do 1º trimestre
22-5
Entrega das poesias selecionadas para supervisão ou direção,
para verificação de uma possível escolha igual.
12-6
Pré-seleção: cada professor deverá enviar três alunos para
 a biblioteca, desses três será escolhido o representante de
cada turma.
De 17-6
a 04-7
Ensaios na biblioteca com Marley (turno da manhã) e Mafalda
(turno da tarde).
05-7
Festival de Declamação


Ø  Avaliação:

             Ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento, através da  observação do envolvimento e  da realização de atividades pelos alunos e professores.

 
        

                                                    Ponte Nova, 02 de abril de 2019.