Projeto Festival de Talentos
Justificativa
O Festival de Talentos é um
projeto que visa descobrir novos talentos, abrir espaço para nossos valores
musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a uma
população carente deste tipo de evento. O projeto é desenvolvido com todos
os alunos interessados em mostrar seu talento, abrindo espaço
para as manifestações artísticas e culturais a comunidade escolar.
OBJETIVO
Incentivar a comunidade escolar a participar
de atividades de palco onde possa apresentar ao público o seu talento nato ou
adquirido nas diversas aptidões e habilidades como: música, dança, desenho,
canto, poemas, desenho livre.
METODOLOGIA
Realizaremos reuniões com todos os segmentos
da escola para informarmos sobre a proposta do Festival de Talentos. Cada aluno
(a) interessado (a) juntamente com uma professora ou funcionário responsável
receberá uma ficha que deverá ser preenchida e entregue alguns dias antes do
evento.
Regulamento
I – Quanto à
participação:
·
A participação é somente aberta para alunos da escola Municipal Dr. José
Mariano que pode ou não optar por se apresentar junto a um familiar.
·
A participação pode ser individual ou em grupo;
·
Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes
dos padrões da escola;
·
Para participar o candidato deve ler atentamente o regulamento dando
importância aos prazos e as regras estipuladas.
·
Os alunos deverão escolher uma professora para acompanha-los durante
todo o processo desde a inscrição até o momento da apresentação.
OBS.: Este dia será reposição a
greve. Dessa forma, algumas professoras e funcionários estarão dispensados de
comparecer. Se por ventura o(s) aluno(s) escolher alguma professora ou
funcionário que se enquadra nesta situação, favor orientá-lo(s) a escolher
outro (aquele que quiser poderá participar de forma voluntária aceitando o
convite do(s) aluno(s)).
II – Quanto às
inscrições:
·
Não haverá taxa;
·
Cada candidato poderá se apresentar uma única vez;
·
Serão abertas as inscrições a partir da pré-seleção realizada pela
professora responsável.
·
Deve-se preencher a ficha de inscrição corretamente com os dados
pessoais dos alunos estando de acordo com o regulamento.
III – Quanto à
apresentação:
·
O Festival de Talentos ocorrerá na escola.
·
Os candidatos poderão convidar seus familiares a prestigiar
as apresentações;
·
Cada apresentação terá um tempo de no máximo 05 minutos e toda e
qualquer produção para viabilizar a apresentação artística é de total
responsabilidade do candidato que escolherá uma professora para acompanha-lo
durante todo o projeto. Esta professora o auxiliará e dará apoio ao que for
necessário.
IV – Quanto à
classificação:
·
Haverá uma única etapa de classificação.
1. Teremos três jurados para avaliarem
conteúdo, desempenho e valor artístico das apresentações;
2.
Será realizado um evento artístico no dia 25 de novembro com horário previsto para as 9 horas.
V – Quanto à
desclassificação:
·
Será eliminado o candidato que praticar atos que importem em desrespeito
ao público e aos participantes do evento, como também envolvimento em brigas,
conflitos, agressões físicos ou verbais;
·
O candidato que atrasar na hora da chamada por um tempo maior que 3
minutos, será punido com perda de pontos.
·
A professora escolhida para acompanhar o candidato deverá verificar e
aprovar a apresentação do(s) aluno(s) antes de inscrevê-lo para o show de
talentos e ter consciência da qualidade da apresentação certificando de que
o(s) mesmo(s) esteja(m) apto(s) a participar do concurso.
VI – Quanto ao
critério de avaliação dos jurados: pontuação de 1 a 5 em cada critério:
Categorias:
·
Música (Instrumento/voz): A apresentação poderá ser individual
ou em dupla e poderá ter a participação de um familiar ou amigo.
·
Dança (em grupo): Nesta categoria a apresentação
deverá ser em grupo de 5 alunos. Fica proibido o ritmo Funk e qualquer outra
música que contenha letras desrespeitosas.
·
Desenho livre (individual): Os desenhos terão como tema “Atitudes
que transformam o mundo”. As crianças deverão confeccionar os desenhos impreterivelmente
no dia 22/11 na escola e em horário de aula. A escola fornecerá o papel para a
confecção do desenho.
No dia do evento os desenhos serão
expostos e avaliados.
Para esta categoria haverá dois níveis.
Nível 1: 1º ano ao 3º ano e Nível 2: 4º ano e 5º ano.
·
Poemas e poetas (poesia): Nesta categoria a apresentação deverá
ser individual. Os alunos poderão declamar poesias de própria autoria ou de
escritores consagrados. Fica proibido apresentar as poesias já apresentadas no
festival de declamação de poesia ocorrido este ano.
Critérios Gerais de
Avaliação
·
Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção);
·
Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura);
·
Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais);
·
Técnica (nível de dificuldade);
·
Conteúdo (traz mensagens positivas);
·
Pontualidade (desconto de pontos caso atrase).
VII – Quanto à
premiação:
·
As apresentações e o evento acontecerão no dia 25 de novembro (sábado).
·
Os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão
julgadora que premiará o 1º lugar de cada categoria. Desta forma, serão
premiados 9 ou 10 alunos e/ou grupos.
Desde já contamos com o apoio e
empenho de todos,
Direção e Supervisão Pedagógica.
Sozinhos vencemos às vezes,
mas em equipe podemos ganhar
constantemente!